Prisões, números e insegurança

Todos que tem andado em Porto Alegre, tem notado o aumento do policiamento. Todos queriam mais policiais nas ruas e assim está posto. Acontece que talvez não seja o suficiente, porque a sensação ainda é de insegurança, há comoção toda semana por jovens que perderam a vida por qualquer motivo.

Disse um Delegado de Policia, que o motivo pode ser a quantidade armas nas ruas. E que teríamos que vigiar mais a fronteira para não entrar em armas. Então são dois focos, para serem atacados, a entrada de armas na fronteira e falta de policiamento na cidade, em Porto Alegre.

A ZH publicou nos últimos dias os efetivos das duas policias, a Policia Civil tem os pífios 5.400 policiais e a Brigada tem 19 mil policiais militares.

A matéria ainda revela a quantidade dita ideal, para policia civil seria 11.700 e a Brigada Militar precisaria 37 mil. Então, matematicamente podemos dizer que faltam 24.300 policiais, temos quase a metade do efetivo necessário.

Então podemos facilmente concluir que estamos bem longe do ideal, para tanto podemos imaginar, apenas para exercício, que temos metade das viaturas rodando pela cidade.

Assim, podemos absolver as policias, tanto a civil quando a militar. Ainda revelo uma preocupação que a policia civil está bem mais longe do ideal que a brigada militar. Atẽ porque a responsabilidade dos inquéritos policiais é da policia civil, o que repercute muito nos processos judiciais.

Somado a tudo isso, a toda esta pobreza temos que lembrar das prisões e presídios. Matéria fartamente divulgada que estamos em crise da mesma forma nos presídios e nas prisões.

Temos que lembrar que temos a 3a maior população carcerária do mundo, com 711 mil presos. Também precisamos lembrar que ainda podia estar pior se não fossem as audiências de custódia.

Apenas para encerrar precisamos afirmar que na verdade carecemos de decisões políticas para voltarmos a respirar na nossa cidade e por certo que na sua também. Criminalidade não aumentou apenas em Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s